17ª Bienal Internacional do Livro: Minha Experiência e Livros Comprados


     Olá pessoal! Sim, eu sumi de novo. Porém, acho que vocês já estão cansados das minhas explicações, não é mesmo? Então vamos logo pular para a parte que interessa: eu fui à bienal, e foi uma experiência maravilhosa.
   
    Aposto que todos devem estar muito tristes por hoje ser o último dia da bienal, afinal não é sempre que eventos tão divertidos como esse acontecem no Rio (e quando acontecem, eu nunca posso ir). Então fiz esse post para me “despedir” desse evento e para mostrar como foi a minha experiência, e também o que comprei por lá.





                                                    (Ai, se arrependimento matasse! </3).


   Essa foi a segunda vez que fui à bienal (A primeira foi a edição de 2013, se não me engano, que também ocorreu no Rio). Andei muito, ri bastante (principalmente das pessoas que estavam segurando papéis dizendo “abraços grátis, “beijos grátis” e “manda nudes”, hahaha”.) e o mais legal de tudo: comprei MUITOS livros.

   Infelizmente, os preços não estavam tão acessíveis quanto os da edição passada (pelo menos em minha opinião), mas como eu estava tão feliz e ansiosa para encher a minha bolsa com livros nem liguei muito para isso. O que foi bem engraçado também é que você encontrava um livro SUPER caro em um estande, e quando você ia a outra encontrava esse mesmo livro por um preço quase 40% menor hehehe (isso aconteceu comigo umas duas vezes <3).

   Agora vou mostrar os livros que comprei, no total foram seis livros (sim, eu não exagerei quando disse que comprei MUITOS livros): dois livros, duas HQs e dois mangás. Também fiz um breve resumo de cada livro e os motivos pelos quais eu comprei.


        (Sabe esse marcador entre o livro do Bukowski e o Tsumitsuki? Peguei uns 10 hehehe).

  Maus (Art Spiegelman) – Resumo: Maus ("rato", em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho Art. Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazistas ganham feições de gatos; poloneses não judeus são porcos e americanos, cachorros.

   Eu sempre me interessei bastante pelos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, e quando eu descobri essa história em quadrinhos narrando esse acontecimento me apaixonei instantaneamente. Como eu sou uma pessoa muito ansiosa, (e mesmo já lendo o livro A Revolução dos Bichos, que pretendo fazer uma resenha em breve.) li dois capítulos, e logo percebi que essa história é inesquecível.

  Só Você Pode Ouvir (Hiro Kiyohara) – Sinopse: Ryo é uma garota com muita dificuldade de se comunicar com seus colegas de classe, e que queria muito ter um telefone celular, já que todos têm um. O desejo é tão forte que ela começa a imaginar como seria seu “celular dos sonhos” em todos os detalhes. Até que ela se imagina fazendo uma ligação pelo celular imaginário. Mas alguém atende. Tem uma pessoa do outro lado da linha!

       Sinceramente, enquanto segurava esse livro na bienal, pensei várias vezes em largá-lo. A história me pareceu meio “estranha”, mas uma vozinha na minha cabeça gritou várias vezes para que eu parasse de bobeira e comprasse logo o livro, agora eu só espero que eu não me decepcione. Ainda mais pelo fato de ser um mangá do Hiro Kiyohara (que é o mesmo autor de Another), e já que eu amei tanto Another espero que eu tenha o mesmo sentimento por esse mangá também.

   O Espetacular Homem Aranha: Vol. 1 (Edição Espetacular) – Sinopse: Um novo começo! Novas Aventuras! Velhos Problemas! Peter Parker está de volta, mas quais serão as consequências do tempo em que ele esteve fora? Confira nas páginas da novíssima Espetacular Homem-Aranha!

    Sabe quando você compra algo sem pretensão nenhuma, apenas porque quer se divertir? Então, foi exatamente isso que pensei quando comprei essa HQ. Sempre quis ler uma HQ do Homem-Aranha, e achei que nunca teria a oportunidade de comprar novamente. E quem adorou isso também foi o meu irmão, quando eu cheguei com isso em casa ele roubou da minha mão e saiu correndo! Haha.

   Misto Quente (Charles Bukowski) – Sinopse: O que pode ser pior do que crescer nos Estados Unidos da recessão pós-1929? Ser pobre, de origem alemã, ter muitas espinhas, um pai autoritário beirando a psicopatia, uma mãe passiva e ignorante, nenhuma namorada e, pela frente, apenas a perspectiva de servir de mão-de-obra barata em um mundo cada vez menos propício às pessoas sensíveis e problemáticas. Esta é a história de Henry Chinaski, o protagonista deste romance que é sem dúvida uma das obras mais comoventes e mais lidas de Charles Bukowski (1920-1994).

     Sempre que eu perguntava ou pesquisava sobre os livros do Bukowski, todos tinha mesma opinião, ou seja, era unânime: Se você quer começar a ler os livros dele, comece por Misto Quente. Essa ideia ficou martelando na minha cabeça por semanas, até que eu finalmente resolvi comprá-lo. Faz um tempo que me interessei pelas suas obras, e eu sempre achei que as histórias deles pareciam com o tipo de literatura que eu aprecio. Eu realmente não sei porque demorei tanto tempo para comprá-lo.
   
   As Pessoas Parecem Flores Finalmente (Charles Bukowski) – Sinopse: Este livro oferece ao público o que fez de Bukowski e seu alter ego Henry Chinaski famosos - rápidos, os versos livres registram a devoção do autor a cavalos de corrida, boxe e bebidas; suas façanhas e fracassos sexuais; seu desprezo por eruditos, literatos pretensiosos, e seus anseios de compensação pela fama literária. Logo no início, os poemas mostram a nostalgia sem remorso, enquanto as páginas finais são dedicadas ao destino, últimos pensamentos, velhice, mortalidade e retrospectivas da carreira.

      Como vocês podem ver, estou apostando alto nos livros do Bukowski. E pasmem: essa é a primeira vez que me aventuro na leitura de poemas. Acho que nunca me interessei muito por eles porque geralmente são complicados e cheios de segundas interpretações, sempre preferi poemas diretos e sem rodeios, que dizem logo a que vieram. E quanto mais eu pesquisava sobre esse livro, mais ele me parecia como o segundo tipo. Espero que esse livro me surpreenda bastante, porque assim talvez eu continue a me aventurar mais nesse mundo dos poemas.

  Tsumitsuki  (Hiro Kiyohara) – Sinopse: Tsumitsuki - Espírito da Culpa é o novo lançamento da Editora JBC. Reforçando o seguimento de suspense/terror, a obra apresenta uma história envolvente e sombria sobre os Tsumitsukis, espíritos que possuem pessoas carregadas de culpa e remorso e as consomem de dentro para fora, até que o portador se transforme em um monstro. Quem assina a obra é Hiro Kiyohara, desenhista já conhecido do público brasileiro e responsável pelo surpreendente 'Another', grande sucesso de 2013. O autor entrega uma narrativa profunda, norteada por um clima de insegurança e temor, instigando o leitor a devorar intensamente cada quadro para saber quem será a próxima vitima dos Tsumitsukis e o porquê de sua culpa avassaladora.

    Sem exagero algum, assim que eu pus os olhos nesse mangá me apaixonei instantaneamente. Parece o tipo de história que me fará ficar horas vidrada e nervosa até que chegue a última página. Essa era a história que eu estava procurando, e quando percebi o nome do autor, só me fez ficar mais desesperada para ir à fila e efetuar a compra (Me perdoem pelo meu puxa-saquismo, mas vocês não tem noção do meu amor por Another). Espero que esse mangá me surpreenda bastante, senão ficarei bem decepcionada.


   Terminamos aqui pessoal. Espero que vocês tenham gostado desse post, pretendo fazer resenhas de todos os livros apresentados aqui (menos a HQ do Homem-Aranha) assim que terminar de lê-los. Estou muito triste pela bienal ter acabado e já estou pensando em como será a próxima.

   Sei que sou uma pessoa muito ausente aqui no blog, mas juro que não faço por mal. Eu sou uma pessoa perfeccionista, e não aceito nada que não tenha pelo menos 100% do meu esforço e trabalho, por isso demoro tanto para desenvolver um post. Espero que ninguém me odeie por isso. E me desculpem também pelas imagens um tanto sem qualidade e pelo encontro de algum erro gramatical, prometo que vou melhorar e me esforçar mais pelo blog, por mais que pareça que eu sempre continuarei a mesma pessoa de sempre. Até mais!

    

5 comentários:

  1. Bienais <33
    Um dia ainda irei na do Rio, por enquanto me contento com a daqui de BH! haha
    Dos livros só conheço os do Bukowski!
    Beijos

    www.notavelleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, amo qualquer coisa que tenha a ver com livros, ainda mais um evento! haha
      E eu vou estar te esperando, é só me avisar o dia que você vai e te encontro lá <3
      Estou ansiosa para ler os livros do Bukowski, parece o tipo de livro que nunca mais vou esquecer.
      Ah e muito obrigada pelo seu comentário! <3

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. oi
    legal que você foi na bienal, eu mesma fiquei morrendo de vontade de ter ido.
    primeira visita que faço aqui e já gostei ainda mais porque vi que você gostar de assistir dorama.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz que você tenha gostado do nosso blog, e sim, eu e Andy adoramos doramas, então conteúdo sobre eles não irá faltar.
      Obrigada pelo seu comentário <3

      Excluir

Tecnologia do Blogger.