8 FILMES SOBRE PSICOLOGIA

Olá lindos viajantes! Hoje eu vim apresentar a vocês a nossa tag que criamos para o blog, a “8 coisas sobre”, que como o próprio nome diz, mostramos 8 tópicos para vocês (podendo ser filmes, séries, livros) sobre um determinado assunto. Essa tag já foi usada uma vez aqui, na qual a maravilhosa Andy nos listou 8 filmes do também maravilhoso Aaron-Johnson. 

O assunto da vez, como vocês podem ver no título, são 8 filmes sobre psicologia, na qual fiz uma resenha sobre cada um. Os filmes que selecionei não tratam exatamente da psicologia como uma profissão, e sim abordam o lado mais profundo da mente humana: angústias, desejos, frustrações, medos... Enquanto assistem vocês irão simplesmente mergulhar na mente do personagem, e isso já conta bastante no quesito psicologia, não é mesmo?

Também gostaria de acrescentar que amo psicologia, tudo que vem desse assunto me fascina, e quando tive a ideia de fazer esse post a minha cabeça quase explodiu haha. Enquanto estava escolhendo os filmes que eu mais tinha gostado sobre esse assunto, descobri que conheço MUITOS filmes com essa temática, acabando com uma parte 2 de um post que eu nem pensei que teria parte 1 haha. A parte 2 chegará em breve, pois pretendo fazer outros posts antes desse.

Então sem mais delongas vamos aos filmes, lembrando que a ordem é completamente aleatória, afinal todos esses filmes são incríveis e possuem um lugar reservado no meu coração <3


1.     1.  Cisne Negro (Black Swan)


      Sinopse:

Cisne Negro é um thriller psicológico ambientado no mundo do balé da Cidade de Nova York. Natalie Portman interpreta uma bailarina de destaque que se encontra presa a uma teia de intrigas e competição com uma nova rival interpretada por Mila Kunis. O filme faz uma viagem emocionante e às vezes aterrorizante à psique de uma jovem bailarina, cujo papel principal como a Rainha dos Cisnes acaba sendo uma peça fundamental para que ela se torne uma dançarina assustadoramente perfeita.

Resenha:


Nina, a personagem da maravilhosa linda suprema  Natalie Portman, está em uma busca obsessiva pela perfeição. Como uma bailarina, ela busca sempre melhorar e melhorar, nunca ficando satisfeita com o seu estado atual. Nina nasceu para ser uma bailarina, a vida dela gira em torno dela ser bem sucedida nisso, ainda mais com o fato de que sua mãe também era uma bailarina, mas que nunca chegou perto do que sua filha pode conquistar, por isso ela conta com a filha para ser o que ela nunca foi.

A busca excessiva por perfeição da Nina chega ao ápice quando o diretor artístico da companhia decide substituir a bailarina principal na apresentação de abertura da temporada, O Lago dos Cisnes, pela Nina. Esse número de balé requer que a bailarina principal seja capaz de interpretar tanto o inocente e delicado Cisne Branco quanto o sexy e inebriante Cisne Negro. Nina é perfeita para o papel de Cisne Branco, porém ela não possui a capacidade de interpretar o Cisne Negro, justamente por ela buscar a perfeição em cada passo na dança, sendo que o Cisne Negro requer uma liberdade incondicional da bailarina. Isso acabou causando o surgimento de uma nova concorrente para o papel principal da apresentação: Lily, uma bailarina que consegue interpretar facilmente o Cisne Negro, mas que não possui metade da inocência e graça que a Nina tem e que é necessária para interpretar o Cisne Branco.

Nina e Lily começam a ter uma amizade e rivalidade conflituosa, e Nina começa a destruir a sua sanidade explorando um lado que ela jamais tinha conhecido de sua mente, um lado sombrio. Nós vamos embarcando na loucura da mente de Nina cada vez mais, perdendo a noção do que é real e o que não é. Esse filme é uma viagem psicológica incrível, que nos faz delirar junto com a personagem principal. Sem sombra de dúvidas é uma das melhores atuações da Natalie Portman, dando a ela um Oscar mais do que merecido, e também um dos melhores filmes de Darren Aronofsky, que soube dirigir um filme com uma carga psicológica tão grande. Assistam esse filme, vocês não vão se arrepender. 

Trailer:



2.      2.  Divertida Mente (Inside Out)


Sinopse:

Crescer pode ser uma jornada turbulenta, e com Riley não é diferente. Ela é retirada de sua vida no meio-oeste americano quando seu pai arruma um novo emprego em São Francisco. Como todos nós, Riley é guiada pelas emoções – Alegria (Amy Poehler), Medo (Bill Hader), Raiva (Lewis Black), Nojinho (Mindy Kaling) e Tristeza (Phyllis Smith). As emoções vivem no centro de controle dentro da mente de Riley, onde a ajudam com conselhos em sua vida cotidiana. Conforme Riley e suas emoções se esforçam para se adaptar à nova vida em São Francisco, começa uma agitação no centro de controle. Embora Alegria, a principal e mais importante emoção de Riley, tente se manter positiva, as emoções entram em conflito sobre qual a melhor maneira de viver em uma nova cidade, casa e escola.

Resenha:

Esse filme nos mostra a história de Riley, uma menina que ama hockey, adora seus pais e sua vida no meio-oeste americano. Ela possui amigos e é uma ótima aluna. Vocês devem estar pensando “Nossa, isso será mais um filme sobre a vida de uma criança da Disney, certo?” Errou feio, amigo. Afinal, nenhum filme da Disney pode ser considerado apenas um filme da Disney (parece redundante, porém nem é). Toy Story e Procurando Nemo estão aí para provar, a Disney sempre busca inovar cada vez mais em suas animações, e em minha opinião, acertaram em cheio nessa.

Como eu estava dizendo, Riley é uma menina que já possui uma vida estabelecida em um local. Contudo o diferencial desse filme é que podemos ver as suas emoções encarnadas em personagens simpáticos e engraçados, que são a Alegria, a Raiva, o Nojinho melhor nome de emoção, a Tristeza e o Medo. Eles vivem na mente da menina e possuem um amor incondicional por ela, principalmente a Alegria, que foi a primeira emoção a surgir em sua mente. Tudo estava indo muito bem na vida de Riley, até que o seu pai recebe uma proposta irrecusável de emprego em São Francisco, fazendo com que a família se mude e Riley perca a vida que sempre adorou ter. A sacada do filme é nos mostrar como a Riley e suas emoções irão se adaptar a essa nova vida, e qual é a melhor maneira de controlar as emoções diante desse acontecimento tão inédito.


O filme nos mostra que mudanças são necessárias e que sempre podem acontecer em nossas vidas, mas que temos que encará-las com a cabeça erguida e com uma perspectiva boa. Nos mostra também que podemos ter saudade do passado, mas temos que ser esperançosos sobre o futuro. O final desse filme é encantador e me fez chorar horrores, pois a lição que ele te dá é linda e nem um pouco clichê. A criatividade do roteiro e a ideia desse projeto é louvável, e só nos mostra que a Disney ainda tem muitas histórias incríveis para contar, mal posso esperar <3

Trailer:



3.    3.   Garota, Interrompida (Interrupted, Girl)


Sinopse:

Em 1967, após uma sessão com um psicanalista que nunca havia visto antes, Susanna Kaysen foi diagnosticada como vítima de "Ordem Incerta de Personalidade" - uma aflição com sintomas tão ambíguos que qualquer garota adolescente pode ser enquadrada. Enviada para um hospital psiquiátrico, onde viveu nos 2 anos seguintes, ela conhece um novo mundo, de jovens garotas sedutoras e transtornadas. Entre elas está Lisa, uma charmosa sociopata que organiza uma fuga com Susanna, Daisy e Polly, com o intuito de retomarem suas vidas.

Resenha:


Eu realmente não sei por onde começar a explicar sobre esse filme, ele me causou tantas sensações (positivas, para minha alegria) que me deixam até confusa na hora de dissertar sobre ele, mas vamos lá. Susanna é uma jovem confusa e perturbada que, enquanto conversava com um psicanalista, recebeu o diagnóstico de “Ordem Incerta de Personalidade” ou “Transtorno de Personalidade Limítrofe”,  cuja característica essencial é um padrão de comportamento marcado pela impulsividade e instabilidade de afetos, relacionamentos interpessoais e autoimagem, juntando com o fato de que ela tentou cometer suicídio ingerido remédios misturados, na qual de início foi negado por ela. Susanna acabou sendo internada em um hospital psiquiátrico, realmente conhecendo um novo mundo e fazendo amizade com pessoas tão mentalmente instáveis quanto ela, e uma delas é a sociopata Lisa (Interpretada pela maravilhosa linda deusa pedaço de mal caminho Angelina Jolie), que resolvem planejar uma fuga para continuarem com as suas vidas.

Susanna é uma pessoa cheia de conflitos internos, que não sabe se está louca ou não, se deve mesmo permanecer ali ou não. Você acaba ficando confuso junto com ela, duvidando de sua sanidade mental. A atuação da Winona Ryder foi ótima, mas para mim quem realmente brilhou nesse filme (e ganhou um merecidíssimo e famigerado Oscar) foi a Angelina Jolie, com a sua charmosa e insana Lisa. Ela é uma personagem que precisou de uma carga psicológica muito grande vinda da Angelina, você nunca sabe quando Lisa está bem ou não, se está sendo irônica ou séria. Lisa é tão autêntica em suas reações, e Angelina deve ser aplaudida de pé por isso. Outra personagem que prendeu bastante a minha atenção foi a Daisy (Interpretada pela Brittany Murphy, amava essa atriz, ela faleceu tão nova </3), eu a achei bastante convincente e real.

Esse filme nos mostra que se agarrar a algumas pessoas pode te ajudar em uma coisa e atrapalhar em outra, sendo que, infelizmente, elas não vão melhorar. Ele nos apresenta assuntos pesados como anorexia, suicídio, doenças mentais, drogas e o efeito delas nos seres humanos mais sensíveis. Eu recomendo bastante esse filme, mas se você não se sentir preparado e instável para esses assuntos se prepare antes de assistir, ele realmente mexe com a mente. 

Trailer:



4.       4. A Garota Ideal (Lars and the Real Girl)


Sinopse:

Lars Lindstrom é um tímido e bom rapaz numa cidadezinha do interior americano. Certo dia ele leva para casa aquela que considera a mulher de seus sonhos. Lars, todo feliz, apresenta a jovem ao irmão e à cunhada. Só há um problema: a garota não é real, mas sim uma boneca. E uma boneca inflável, daquelas de sex shop, que Lars acabou encontrando pela internet. Ocorre que sexo não está nos planos do rapaz. Ele acredita mesmo que a boneca é real e com quem pode manter um relacionamento. A cunhada fica preocupada com ele, o irmão pensa que ele está doido, mas a população da cidade incentiva o jovem em sua doce ilusão de que está realmente apaixonado.

Resenha:

Gente, está para ser feito um filme tão fofo e gostoso de assistir, e eu irei explicá-los o porquê. Esse filme nos mostra a história de Lars (Interpretado pelo irreconhecível Ryan Gosling), um homem bastante tímido e solitário que vive em uma cidade pequena e pacata, que vive de maneira mecânica e sem grandes acontecimentos pessoais. Até um dia que ele aparece com a sua nova namorada, Bianca (Não a daqui haha, desculpa, não resisti <3), só que o problema está no “detalhe” de que ela não é real, e sim uma daquelas bonecas bem bizarras de sex shop, e Lars acredita plenamente que ela é real. Contudo, a sua família e a população inteira da cidade se unem para continuarem com a ilusão de Lars, fazendo com que Bianca se torne parte deles.

A questão que mais me chamou atenção no filme é o quanto a população dessa cidade é prestativa e amorosa, pois eles ignoraram o fato de Lars considerar uma boneca sua namorada ser loucura e se juntaram para dar forças a ele, dando a Bianca um emprego, ocupações e convicções. Eles a tornaram real simplesmente porque isso significava fazer o Lars feliz, e esse foi sem dúvida o ponto alto do filme. Essa foi uma mobilização tão linda que me deixou emocionada o filme inteiro. Algo que também merece aplausos é a atuação do Ryan Gosling, ele realmente está irreconhecível e incrível nesse papel, não consigo imaginar outra pessoa fazendo o Lars, e a sua psicóloga (interpretada pela atriz Patricia Clarkson), que com sua postura ética e respeitosa me encantou bastante

Esse filme é gostoso de assistir porque por mais que retrate uma doença mental séria como a de Lars ele o mostra de uma maneira leve, que faz você pensar que isso pode acontecer com qualquer um e que não é necessário apedrejar alguém por isso. Uma lição de que podemos encontrar conforto para nossos problemas em qualquer lugar, mas que um dia teremos que superá-los e seguir em frente.   

Trailer:



5.      5. O Lado Bom da Vida (Silver Linings Playbook)



Sinopse:


Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) perdeu absolutamente tudo na vida: sua casa, o emprego e a esposa. Deprimido, ele vai parar em um sanatório, onde fica internado por oito meses. Ao sair, Pat passa a morar com os pais e está decidido a reconstruir sua vida, o que inclui retomar o casamento, passando por cima de todos os problemas que teve. Entretanto, seu novo plano começa a mudar quando ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma garota misteriosa que também tem seus problemas.

Resenha:


O que dizer desse filme que me conquistou tão rapidamente e considero pakas? Hahaha. Ele nos mostra a história de Pat (Interpretado pelo queridinho do planeta Terra e do diretor David O. Russell, Bradley Cooper) que sofre com um acontecimento na qual virou sua vida do avesso e acabou com sua sanidade: encontrou sua mulher o traindo com o professor idoso de história da faculdade dela, ao som da música que tocou no casamento deles (Não é um spoiler galerinha, podem ficar tranquilos), ele enlouquece e espanca o professor, acabando em um sanatório, onde é diagnosticado com transtorno bipolar e fica internado por meses. Depois que saí de lá, ele volta para a casa dos pais e tenta reconstruir a sua vida, inclusive o seu casamento, porém ele conhece Tiffany (Interpretada pela também queridinha do David O. Russel e minha linda talentosa catnip arrasadora muito rainha mesmo <3 Jennifer Lawrence), uma mulher também cheia de problemas, e juntos, eles tentam resolver os seus problemas tanto mentais quanto emocionais juntos.


Esse filme é tão engraçado e inspirador, ele te dá uma sensação boa sobre a vida, que por mais que você esteja cheio de problemas todos temos capacidade para superá-los. A química entre o Bradley e a Jenn está incrível, eles combinam bastante. Falando em incrível e combinações, eu e a galerinha que deu o Oscar para ela achei a atuação da Jennifer impecável, o papel caiu como uma luva para ela e a Jenn soube a hora de fazer piadas ou ficar séria, o filme não seria a mesma coisa sem ela. Assistam, vocês vão rir bastante. 

Trailer:




6.      6. Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind)



Sinopse:


Ao descobrir que sua ex-namorada se submeteu a um tratamento experimental para apagá-lo de suas lembranças, Joel decide passar pelo mesmo processo. Porém, durante a experiência, ele percebe que não quer esquecê-la.

Resenha:

Incrível, memorável e maravilhoso. Essas palavras descrevem esse filme perfeitamente. Uma ideia tão boa e criativa, eu realmente não sei como irei descrever esse filme para vocês, mas como eu já disse várias vezes nesse post, vamos tentar. Joel (Sim amigos, isso não é pegadinha, ele foi interpretado pelo o que recusa apresentações, Jim Carrey) é um homem sério que namorou a divertida e irreverente Clementine (Sim amigos², é a maravilhosa destrói carreiras recuse imitações Kate Winslet), porém ele acaba descobrindo que ela passou por um procedimento que a fez apagar todas as memórias deles juntos, e então furioso, Joel decide fazê-lo também, só que ele percebe que não quer esquecê-la.

A maioria das cenas do filme se passa na mente de Joel, que no início se conforma em perder todas as memórias, porém depois luta para tentar deixar algumas memórias de Clementine em sua mente. Ao vê-lo tentar fervorosamente manter algo sobre ela na sua mente meu coração se quebrava em pedaços, porque ao mesmo tempo em que ele percebeu a importância dela em sua vida eu a entendi também. A Clementine transformou a vida de Joel, e por mais que o relacionamento deles não tenha acabado bem, esquecê-la seria perder os momentos bons. Isso me deixou refletindo por um bom tempo durante o filme. A fotografia do filme é uma maravilha à parte, juntamente com seu roteiro criativo e narrativa não-linear. Talvez você fique confuso por alguns momentos, mas tudo fará sentido no final, e falando no final, esse realmente foi como a cereja de um bolo, por mais simples que fosse.


A atuação de todos os personagens do grupo principal foi ótima, com um destaque mais do que merecido para a Kate Winslet com a sua perfeita imperfeita Clementine, ela iluminou o filme como uma árvore de natal (Sei que foi uma comparação meio bosta, mas vocês entenderam! Hahaha). Jim Carrey mostrou com a sua atuação que ele é mais do que um ator de comédia assíduo da sessão da tarde, e sim um ator que pode ser sério e trabalhar em um drama tão forte quanto esse. Assistam esse filme pessoal, vocês irão se apaixonar e nunca vão esquecer <3

Trailer:




7.     7.  Intocáveis (Intouchables)



Sinopse:


Philippe, um refinado multimilionário tetraplégico francês, precisa de um auxiliar de enfermagem para o auxiliar nas suas atividades rotineiras.

O contratado é Driss, um senegalês que vive nos subúrbios de Paris, que acaba de cumprir uma pena de seis meses de prisão e que não tem qualquer formação para o cargo.

Resenha:


Olha gente, sinceramente eu nem sei se vou conseguir fazer uma resenha sobre esse filme sem chorar, mas vamos tentar. Eu tenho um amor tão grande a esse filme, ele se tornou o meu filme favorito de todos, sem exagero algum. E eu irei explicá-los porque essa história mexeu tanto comigo.

 Philippe é um milionário que sofreu um acidente muito grave, ficando tetraplégico. Ele se tornou uma pessoa amargurada e sem nenhuma vontade ou razão para viver, por causa desse acidente e por outro acontecimento que não citarei aqui, parecendo que ele só estava vivo ainda por mera obrigação. Philippe era uma pessoa vazia, com um humor ácido e ignorante, e nenhum enfermeiro dura mais de 2 meses cuidando dele. Porém tudo isso muda, da forma mais surpreendente e incrível de todas.

Durante a entrevista de emprego para um novo enfermeiro, surge um candidato que aparenta (e realmente não tem) não possuir nenhuma instrução para exercer o cargo, e muito mais, ele só apareceu lá para conseguir uma recusa, pois lá na França você ganha um auxílio desemprego quando ganha três recusas em entrevistas de emprego. Esse candidato malandrinho  se chama Driss, um homem pobre que acabou de sair da prisão. Philippe, que viu algo inédito nesse homem que irei explicar a seguir, faz uma aposta com Driss: se ele durasse mais de um mês cuidando dele, ele teria o emprego permanentemente. Dito e feito.

Parece algo bobo, não é? Mas não chega nem perto. Esse filme nos mostra que uma amizade pode surgir de qualquer lugar, que não possui status, classe social, raça. Driss mostra a Philippe que ele não precisa desistir de sua vida apenas pela sua condição, que ele pode ser feliz da maneira que está. Philippe mostra a Driss que ele pode buscar muito mais para a vida dele, pois ele é inteligente e merece. Duas pessoas tão diferentes e tão cheias de problemas, que se ajudam a curar seus machucados. Driss se torna a luz da vida de Philippe e vice versa, porque Philippe viu em Driss uma coisa que ele nunca viu antes em ninguém: o humor, pois Driss não vê nenhum problema em zoar com o estado dele, fazendo piadas infames e esquecendo-se de cuidados importantes. As pessoas sempre tiveram pena de Philippe, e esse é um sentimento que Driss jamais terá por ele.


Esse filme me deu tanta esperança sobre a vida, que por mais que seja difícil e cheia de obstáculos, você tem que ser forte e continuar lutando. Ensinou-me que você pode ser a luz na vida de alguém e vice versa, que você não pode simplesmente desistir de seguir em frente quando algo ruim acontece, pois você tem o direito de ser feliz, e a única pessoa que pode tirar isso de você é você mesmo. E então o caro leitor me pergunta “Mas aonde está a psicologia neste filme, Alline?”, ela está justamente em mostrar como as pessoas seguem com as suas cicatrizes emocionais e como elas fazem para seguirem com as suas vidas assim. E são por esses motivos que Intocáveis se tornou o meu filme favorito, e eu espero que se torne o seu também <3

Trailer:




8.    8.   Precisamos Falar Sobre o Kevin (We Need To Talk About Kevin)


Sinopse:

Eva (Tilda Swinton) mora sozinha e teve sua casa e carro pintados de vermelho. Maltratada nas ruas, ela tenta recomeçar a vida. O motivo disso vem de seu passado, quando vivia com seu marido Franklin (John C. Reilly) e seus dois filhos: Kevin (Jasper Newell/Ezra Miller) e Celia (Ashley Gerasimovich). Seu relacionamento com o primogênito, Kevin, sempre foi complicado, mas Eva jamais imaginaria o que ele seria capaz de fazer.

Resenha:


Imaginem um filme sombrio e profundo. Que te faz se sentir inebriado e culpado por alguma coisa que você nem sabe o que é. Que te faz viajar tanto que você nem sabe mais onde está. Multipliquem por 5. Essa é a sensação que vocês terão ao assistir esse filme, sem mais nem menos.

Esse filme conta a história de Eva (Interpretada pela sempre maravilhosa Tilda Swinton), uma mulher que vive solitária e sem perspectiva nenhuma de uma vida melhor. Sua casa foi pichada com palavras horríveis e seu carro está pintado de vermelho. E com o tempo nós descobrimos o porquê, que não citarei nessa resenha. Eva foi mãe em um momento indesejável e então nasce o seu filho Kevin, na qual ela não faz questão nenhuma de se aproximar e o sentimento é recíproco. Depois de um tempo ela tem outra filha, e essa sim tem o seu apego e amor, e então ela vive com seus filhos e seu marido.

O tema central problema é que tem algo de estranho com o Kevin, ele não parece ser uma criança (e com o tempo, adolescente) normal. E o título do filme, sem querer dar spoiler, parece distante e que nunca vai acontecer. Você ficará o filme inteiro se perguntando o porquê desses pais nunca conversarem sobre o seu filho, que passa dos limites de todas as formas possíveis. E o ódio recíproco entre mãe e filho é algo inevitável e que também parece que nunca terá volta. Uma mãe que nunca quis o filho e por isso não faz questão nenhuma de esconder esse sentimento, e o filho que parece ter o objetivo de incomodá-la e chamar a sua atenção o tempo todo por isso. Até que dois acontecimentos viram o filme de cabeça para baixo (Um te assusta e o outro te faz entender), o que levam ao estado inicial do filme.


A atuação da Tilda e do maravilhoso lindo me pega pfvr Ezra Miller (Sim, ele estava em As Vantagens de Ser Invisível, esse lindo) merecem mil e um aplausos, os dois estavam autênticos e deram aos seus personagens a carga psicológica necessária. Esse filme é incrivelmente realista, e nos mostra o que a falta de amor pode fazer com a mente das pessoas. Assistam, vale a pena. 


Trailer:




E foi isso pessoal, espero de coração que vocês tenham gostado do meu novo testamento post e dos filmes que eu selecionei, lembrando que vai ter uma parte 2 e que vocês são mais do que bem vindos a me darem dicas de quais filmes devem fazer parte do novo post. Não se esqueçam de deixar um comentário dando a sua opinião sobre os filmes que eu resenhei ou sobre qualquer coisa que vocês quiserem. Até a próxima lindos viajantes, tchau! <3

3 comentários:

  1. Nossa, amei esse post <3
    Vários filmes que eu queria assistir, mas que por algum motivo, fui adiando, assistirei agora depois de ler as suas resenhas.
    Parabéns pela escolha do tema.

    Abraço,

    Cinthia Rocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cinthia, muito obrigada, estou muito feliz por você ter gostado ♡ Eu também demorei bastante para ver esses filmes, mas se tornaram os meus favoritos e espero que virem os seus também <3

      Muito obrigada pelo seu comentário! Espero te ver mais vezes por aqui, abraços <3

      Excluir
  2. Adorei este post.
    Tem vários filmes que já assisti e alguns que acabei de conhecer e já coloquei na minha lista de filmes para ver.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.