TAG: 8 FILMES SOBRE PSICOLOGIA (PARTE 2)

23:28

Preparem seus guarda chuvas viajantes, pois de acordo comigo com os meteorologistas, uma chuva interminável está por vir! Brincadeira amigos, eu demorei tanto tempo para fazer essa lista que achei bastante apropriado começá-la com uma piada. Como vocês sabem ou não eu postei uma lista de 8 filmes sobre Psicologia, e havia prometido uma continuação em breve, porém ela demorou mais que o esperado. Poderia fazer uma lista com os motivos de essa lista ter demorado, ou eu poderia apenas ignorá-los e pular para a parte em que eu mostro os filmes que escolhi... Bom eu prefiro a 2ª opção, e aposto que vocês pensam o mesmo, né? Hehe, então sem mais enrolações, vamos para os filmes _o/


Eu já comentei sobre na parte 1, porém até eu já esqueci algumas coisas que disse nela, então não culpo vocês por esquecerem-se disso também. Os filmes que listei não necessariamente são sobre a psicologia em si, porém sobre as relações humanas e a própria psique humana, entenderam? Espero que sim haha. Também gostaria de dizer que os filmes estão em ordem aleatória, apesar de gostar mais de alguns à outros, todos são ótimos e merecem ser vistos <3

1.      Réquiem para um Sonho (Requiem for a Dream)


Sinopse: Uma visão frenética, perturbada e única sobre pessoas que vivem em desespero e ao mesmo tempo cheio de sonhos. Harry Goldfarb (Jared Leto) e Marion Silver (Jennifer Connelly) formam um casal apaixonado, que tem como sonho montar um pequeno negócio e viverem felizes para sempre. Porém, ambos são viciados em heroína, o que faz com que repetidamente Harry penhore a televisão de sua mãe (Ellen Burstyn), para conseguir dinheiro. Já Sara, mãe de Harry, viciada em assistir programas de TV. Até que um dia recebe um convite para participar do seu show favorito, o "Tappy Tibbons Show", que transmitido para todo o país. Para poder vestir seu vestido predileto, Sara começa a tomar pílulas de emagrecimento, receitadas por seu médico. Só que, aos poucos, Sara começa a tomar cada vez mais pílulas até se tornar uma viciada neste medicamento.

O filme acompanha a história desses quatro personagens, enquanto possuem vícios e sonhos, utilizando o primeiro destrutivamente para realizarem o segundo. Muitos adjetivos podem definir esse filme: angustiante, degradante, intenso... Não de uma forma ruim, pelo contrário, mas seu realismo assusta até os mais acostumados e preparados. Ele mostra até onde as pessoas podem chegar para obterem o que desejam, se destruindo no meio do caminho. Uma característica marcante desse filme são os cortes e trocas bruscas de cenas, que combinou com a atmosfera claustrofóbica e agonizante do enredo, revolucionando e sendo uma referência nesse quesito. As atuações também estão incríveis, com destaque para a marcante Ellen Burstyn, que deu a sua Sara a carga dramática e intensa necessária. Gostaria de poder falar muito mais desse filme, porque ele, sem dúvidas, é muito mais. Contudo não quero estragar a experiência de vocês, apenas assistam, vale muito à pena.


2.      Clube da Luta (Fight Club)


 Sinopse: Um explosivo sofredor de insônia (Edward Norton) e um carismático vendedor de sabonete (Brad Pitt) canalizam agressão primitiva masculina transformando-a em uma nova e chocante forma de terapia. Seu conceito pega, e formam-se diversos clubes da luta clandestinos em cada cidade, até que uma mulher sensual e excêntrica (Helena Bonham Carter) entra na jogada e desencadeia uma situação fora de controle rumo ao caos.

Nossa, de uns tempos para cá eu já vi tantas pessoas comentando sobre esse filme no Facebook que até me assusto haha. Brincadeiras à parte, Clube da Luta conta a história de um homem, que não tem seu nome revelado, realmente explosivo com insônia. Ele passa seu tempo indo à clubes de auto-ajuda, até que conhece Tyler, e juntos eles resolvem criar o seu próprio clube, na qual é o título do filme. O filme é arrebatador e questionador, criticando o quanto deixamos o conceito de sociedade entranhado em nossas mentes e vivemos como algo conjunto a ela: de nos satisfazermos somente com conquistas materiais e seguirmos em um trabalho que não nos agrada, para conseguirmos o primeiro. Aliado às ótimas atuações, diálogos realistas e um roteiro louco e incrível, Clube da Luta se consolida como um filme que deve ser visto por todos, porque sua mensagem representa uma sociedade como um todo e claramente irá representar o espectador também. Não espere muito para assistir esse filme amigo, e quando fazê-lo, não fale sobre ele para ninguém.

3.      Garota Exemplar (Gone Girl)

Sinopse: Amy Dunne (Rosamund Pike) desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick (Ben Affleck) em apuros. Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo (Carrie Coon), Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy

Não há palavras para definir o quanto eu não estava preparada para esse filme quando o vi. Era apenas um dia aleatório e um filme aleatório, só queria passar o tempo. Absolutamente não foi isso que aconteceu. Garota Exemplar conta a história desse casal, Amy e Nick, e em um belo dia Amy simplesmente some. E enquanto o filme segue, acompanhamos os lados que rodeiam esse acontecimento: O lado do Nick, o lado da Amy, o lado da população, o lado dos repórteres... Afinal, quem é o dono da verdade? O que realmente aconteceu? Essas perguntas seguem com o filme e sua atmosfera densa e séria, a cada minuto uma reviravolta ocorre e mudamos de visão nesse mesmo minuto. E o final é a cereja do bolo, algo que jamais esperaríamos que acontecesse depois de tudo. Recomendo bastante esse filme, vocês serão outras pessoas depois dele.

4.      Mary e Max – Uma Amizade Diferente (Mary and Max)


Sinopse: Uma história de amizade entre duas pessoas muito diferentes: Mary Dinkle, uma menina gordinha e solitária, de oito anos, que vive nos subúrbios de Melbourne, e Max Horovitz, um homem de 44 anos, obeso e judeu que vive com Síndrome de Asperger no caos de Nova York. Alcançando 20 anos e 2 continentes, a amizade de Mary e Max sobrevive muito além dos altos e baixos da vida. O filme é uma viagem que explora a amizade, o autismo, o alcoolismo, de onde vêm os bebês, a obesidade, a cleptomania, a diferença sexual, a confiança, diferenças religiosas e muito mais.

Esse filme é tudo que eu procurava e se tornou um dos meus favoritos de todos. Ele é a psicologia em filme: abordando toda a psique humana, com humor negro e críticas ácidas e verdadeiras. Mary e Max constroem uma linda amizade juntos, compartilhando as suas manias e medos. Esse filme não possui nenhum clichê ou coisas desse gênero, ele é real ao extremo. O stop motion é uma arte à parte: deu uma aparência mais leve ao filme, mas sem tirar sua densidade e drama. Por favor assistam esse filme, ele merece ser apreciado.

5.      Ela (Her)


Sinopse: Em um futuro próximo na cidade de Los Angeles, Theodore Twombly (Joaquin Phoenix) é um homem complexo e emotivo que trabalha escrevendo cartas pessoais e tocantes para outras pessoas. Com o coração partido após o final de um relacionamento, ele começa a ficar intrigado com um novo e avançado sistema operacional que promete ser uma entidade intuitiva e única. Ao iniciá-lo, ele tem o prazer de conhecer “Samantha”, uma voz feminina perspicaz, sensível e surpreendentemente engraçada. À medida que as necessidades dela aumentam junto com as dele, a amizade dos dois se aprofunda em um eventual amor um pelo outro.

Um romance diferente de tudo que já vi, e nem um pouco impossível. “Ela” explora a relação entre homem-máquina com uma atmosfera indie ótima, mostrando como a solidão afeta o ser humano e até onde uma máquina possui personalidade. A atuação do protagonista poderia ser um pouco mais consistente, porém não deixou a desejar em algum momento. E a dublagem da Scarlett Johansson foi um show à parte, a voz dela é perfeita e deu um ótimo tom a sua personagem. É um ótimo romance, merece ser visto.

6.      O Quarto de Jack (Room)


 Sinopse: Jack (Jacob Tremblay), um espirituoso menino de 5 anos, é cuidado por sua amada e devota Ma (Brie Larson). Como toda boa mãe, Ma se dedica em manter Jack feliz e seguro, cuidando dele com bondade e amor, e fazendo coisas típicas como brincar e contar histórias. Sua vida, entretanto, é tudo menos normal – eles estão presos – confinados em um espaço de 10 m² sem janelas, o qual Ma chamou eufemisticamente de “O Quarto de Jack”. Ma criou todo um universo para Jack dentro de O Quarto de Jack, e ela não parará por nada para garantir que, mesmo neste ambiente traiçoeiro, Jack seja capaz de viver uma vida completa e satisfatória. Mas, enquanto a curiosidade de Jack sobre a situação em que vivem cresce, e a resiliência de Ma alcança um ponto de ruptura, eles ensaiam um arriscado plano de escape, o que os leva a ficar face-a-face com o que pode ter se tornado a coisa mais assustadora: o mundo real.

Esse filme mexeu tanto comigo que seria um crime não resenhá-lo, e eu realmente não sei por onde começar, mas como dizia uma grande pensadora contemporânea: “Vamos tentar”. Eu nunca tinha visto nada parecido com esse filme, e devo dizer que ele arrancou muitas lágrimas minhas. A relação entre Jack e Ma é tão linda, mesmo inseridos em uma situação desesperadora, Ma deu a Jack tanta coisa: esperança, diversão, alegria, coisas que por vezes faltam até para pessoas muito vividas. A atuação de Brie Larson e Jacob Tremblay me deixaram sem palavras: eles merecem todos os elogios do mundo. Não quero dizer tudo que pensei sobre o filme pois acho que irá estragar a experiência de vocês, e creio que de todos os filmes da lista, esse é o que mais recomendo para vocês. Tirem suas próprias conclusões, vocês irão se supreender.

7.      A Pequena Loja de Suicídios


Sinopse: Em um mundo imerso em depressão e desesperanças, uma família ganha a vida vendendo artigos para ajudar pessoas a cometerem suicídio. Entretanto, os negócios da família enfrentam problemas quando o filho caçula decide mudar de uma vez por todas essa realidade.

 Ah eu ando tão apaixonada pelos filmes franceses, eles possuem uma atmosfera espirituosa que só os franceses sabem transmitir. Não é diferente desse: assim como aborda a sinopse, os personagens estão inseridos nesse mundo sem esperanças e depressivo, aonde as pessoas só vêm uma escapatória: o suicídio. E é ai que essa família entra: eles possuem uma loja apenas de artigos de suicídios, porém algo não segue o plano: o filho caçula dessa família é surpreendentemente feliz e cheio de esperança, e com isso todos resolvem seguir esse sentimento. Esse filme aborda questões pesadas com uma pitada de ironia, mas mesmo assim possui um ar espirituoso, que se deve as canções que ocorrem durante o mesmo. O final é bastante clichê e acaba um pouco com toda a graciosidade que ele construiu, contudo mesmo assim merece ser assistido. Afinal, não são todos os filmes que conseguem ter um final surpreendente, não é mesmo?

8.      Clube dos Cinco (The Breakfast Club)


 Sinopse: Em virtude de terem cometido pequenos delitos, cinco adolescentes são confinados no colégio em um sábado, tendo de escrever uma redação de mil palavras sobre o que eles pensam de si mesmos. Apesar de serem pessoas bem diferentes, enquanto o dia transcorre passam a aceitar uns aos outros e várias confissões são feitas entre eles.

Nossa, como você resenha um dos seus filmes preferidos sem parecer que você está rasgando muita seda para ele? Haha. Clube dos Cinco, como o próprio nome diz, aborda a experiência desses cinco adolescentes que tiveram seu sábado arruinado por terem cometido uma série de pequenos delitos e devem passá-lo detentos na escola. Eles possuem personalidades bastante distintas e conflitantes, mas com o tempo eles descobrem uma série de coisas em comum: desde o gosto musical ao problema com os pais. Esse filme nos mostra que estereótipos não passam de rótulos básicos, pois as pessoas são muito mais que isso. Vejam pessoal, se vocês não gostarem podem me bater mentira


E foi isso pessoal, espero que vocês tenham gostado e me desculpem pelo meu sumiço, é tanta coisa para fazer que às vezes até me perco, mas prometo que irei recompensá-los com vários posts em apenas uma semana haha. Vocês já assistiram aos filmes da lista? Quais vocês mais gostaram e quais fizeram vocês refletirem mais? Contem-me suas experiências cinematográficas nos comentários, assim como ideias de posts e sugestões para o blog, tudo é bem vindo. Vejo vocês em breve, até lá!

14 comentários:

  1. Já assisti todos os filmes da sua lista (eu adooooro filmes sobre psicologia ou que nos fazem cair em pensamentos psicológicos profundos). Acredito que o prêmio de melhor da sua lista fica para "O Quarto de Jack" esse filme realmente me tocou profundamente <3
    Seria bacana você montar uma lista baseada em outros campos da psicologia, como em hospitais psiquiátricos, entre outros :)
    Beijo,
    www.setevidasfelinas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu concordo com você, dos filmes que eu indiquei "O Quarto de Jack" é certamente o mais realista e emocionante, fico de olhos marejados só de lembrar dele <3
      Nossa, eu amei a sua sugestão! Seria incrível continuar falando de outros filmes que englobam a psicologia, e também a psiquiatria como você citou, não faltam filmes com essa temática. Achei genial, com certeza vou investir nessa ideia! :D
      Muito obrigada pelo seu comentário, muito mesmo, espero te ver por aqui mais vezes! Beijos! <3

      Excluir
  2. Como assim Anny você não assistiu nenhum? Hhaha
    Eu quero muito muito assistir O Quarto de Jack, a sinopse é maravilhosa, e é uma temática diferente.
    Também quero ver Garota exemplar, e A Pequena loja de Suicídios, também sou apaixonada por filmes franceses, e é interessante a história do filme hahaha.
    Beijinhos
    Meus Piores Pensamentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, acontece Anny! São nos momentos mais imprevisíveis que conhecemos os melhores filmes!
      Sim, veja mesmo, são filmes maravilhosos <3 legal saber que você adora o cinema francês, meu amor por ele não tem limites, e já estou produzindo um post sobre eles para o mais breve possível!
      Muito obrigada pelo seu comentário, espero te ver por aqui mais vezes, beijos! <3

      Excluir
  3. AMEI as indicações!!! Alguns filmes como Garota exemplar, Quarto de Jack já estavam na minha lista de filmes para assistir e você só fez ela aumentar um pouco mais kkkkkk
    Menina Psicótica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, fico feliz que eu tenha aumentado sua lista! Espero que você consiga ver tudo que deseja :)
      Obrigada pelo seu comentário, espero te ver por aqui mais vezes, beijos! <3

      Excluir
  4. Acredita que mesmo adorando esse lado mais psicologia, eu nunca assisti esses filmes rsrs
    Acho que por falta de oportunidade mesmo, mas já anotei todos aqui com as observações que li aqui no seu post rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKK esse lado psicológico dos filmes é ótimo, aprendo muito com eles! E fico muito feliz em saber que você anotou minhas observações, espero que você goste de todos assim que tiver a oportunidade de assistir <3
      Obrigada pelo seu comentário, espero te ver por aqui mais vezes, beijos!

      Excluir
  5. A Pequena Loja de Suicidios é uma das minhas animações preferidas!
    Eu nunca assisti Requiem e meu noivo fica fulo comigo HISUAHSUSHAUIHD pq ele ama!
    A Bela, não a Fera | Youtube A Bela, não a Fera | Fã Page no Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, A Pequena Loja de Suicídios fala de um tema tão pesado mas de uma maneira tão leve, um dos meus favoritos do tema também <3
      KADSJKJDKADJA mas ele está certo hein! JASKJDADA sério assista, você vai amar também!
      Obrigada pelo seu comentário, espero que você apareça mais vezes por aqui, beijos! <3

      Excluir
  6. o filme de número 7 foi o que mais me chamou a atenção, mas como me interesso muito por psicologia, deixei o post salvo para não esquecer de assistir nenhum :)

    ainda não sei o que eu quero fazer de faculdade, mas psicologia está na minha lista, então acho que ver filmes assim pode me dar uma ~luz.

    ah, você já assistiu "Laranja Mecânica"? não sei se dá pra encaixar no meio de filmes psicológicos, mas mexeu bastante com a minha cabeça (e se tornou um dos meu preferidos!) :v

    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, interessante saber que A Pequena Loja de Suicídios foi o que mais chamou sua atenção, espero que ele cumpra com as suas expectativas :)

      Eu também estou em dúvida no que quero fazer na faculdade, e como cinema é uma das minhas opções tenho estudado muito sobre filmes e a certeza de que é isso que eu quero cresce cada vez mais, então tenho certeza que assistir esses filmes te ajudaram bastante a saber se psicologia é o curso certo para você :)

      Sim, Laranja Mecânica é um dos meus filmes prediletos! E ele super combina com o tema mesmo, mas como eu já tinha falado dele em um post anterior achei que ficaria meio repetitivo comentar sobre ele novamente. Foi nesse post aqui: http://entregalaxiasblog.blogspot.com.br/2015/05/assistidos-da-semana-0305-1005.html é uma breve resenha, mas se tiver interesse dê uma olhadinha :)

      Muito obrigada pelo seu comentário, espero te ver por aqui mais vezes, beijos! <3

      Excluir
  7. Amei as indicações e já coloquei todos na lista de filmes para assistir! To com Garota Exemplar aqui pra assistir mas ainda não vi. Vou procurar começar por ele!
    beijos
    http://labirintodesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que ótimo, espero que você goste de todos! <3
      Obrigada pelo seu comentário, beijos!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.